Category: NovidadesTag: , , ,

Show de encerramento da Olimpíada 2012 teve apresentações das Spice Girls, Jessie J, George Michael, Liam Gallagher, Marisa Monte, Seu Jorge e outros artistas. Saiba o que aconteceu no evento!

Londres encerrou sua maratona dos Jogos Olímpicos de 2012 homenageando ícones de sua cultura, relembrando desde fenômenos da música britânica até autores consagrados da sua literatura. Em um show que durou cerca de três horas, dividido em três atos, no Estádio Olímpico de Stratford, a capital da Inglaterra também se despediu do bastão olímpico, que foi entregue ao prefeito carioca Eduardo Paes, representante do Rio de Janeiro, que será a cidade anfitriã dos Jogos de 2016.

Adeus, Londres!
Antes de apagar a pira, o Estádio Olímpico de Stratford recebeu o carnaval carioca para marcar a entrega do bastão olímpico ao prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes. As bandeiras da Grécia, da Grã-Bretanha e do Brasil foram hasteadas ao centro do estádio.

O cineasta Cao Hamburguer e Daniela Thomas dirigiram a parte brasileira do encerramento, que teve shows de Marisa Monte, que surgiu como Iemanjá, entoando a Ária (Cantilena) das Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos, Seu Jorge e do rap BNegão. A performance aconteceu em meio ao calçadão de Copacabana e com muito samba. A modelo Alessandra Ambrosio levou a beleza das mulheres brasileiras, enquanto Robert Scheid e Maurren Maggi representaram os esportistas do País. Rei Pelé encerrou a participação brasileira no Estádio Olímpico ao som de ‘Aquele Abraço’ de Gilberto Gil, em convite para as próximas Olimpíadas.

15 thoughts on “Marisa Monte brilha no encerramento das Olimpíadas

  1. Marisa, eu estou realmente muito feliz, sua apresentacao me fez me sentir tao feliz de ser parte de tudo isso. Lindo, e muito tocante sua entrada. Lindo, muito lindo mesmo. Senti muito orgulho de ser Brasileiro aqui em Londres. Voce e o Cao Hamburg merecem todos os elogios por essa noite magica. Muito obrigado

  2. Chorei, de frente a minha televisao, aqui em Paris quando vi Marisa Monte lindamente vestida de Iemanja. Foi emocionante, quanto orgulho desse meu pais tao bem representado! Obrigada por esse momento que ficara marcado na minha memoria.

  3. Foi lindoooo!! Acho q como todo mundo, eu tava com medo dessa apresentação do Brasil… mas foi tudo lindo! 🙂 Marisa então…. a cereja do bolo!

  4. Foi incrível ver uma das minhas cantoras preferidas num momento tão simbólico. Aquele abraço a partir do Porto, Portugal.

  5. Alguns pontos me surpreenderam (e agradaram), como a participação do gari Renato Sorriso, por exemplo, que acabou por mostrar a importância do cidadão comum e a cordialidade do brasileiro. Mas, no geral, foi pura apresentação de clichês.

    Apesar do curtíssimo tempo, tiveram a oportunidade de expor lá fora, num dia em que todos os olhares se voltavam para aquele palco, o Brasil real, que os estrangeiros não conhecem, a fim de acabar com o mito de que o país é apenas um amontoado de índios e de mulatas que andam peladas rebolando pelas ruas e praias. Infelizmente, porém, optaram por confirmar o estereótipo. Na verdade, se perguntássemos a um gringo o que ele esperava da apresentação do Brasil em introdução às próximas Olimpíadas, creio que ele responderia algo 90% igual ao que fizeram… Só faltaram os traseiros de fora.

    Mesmo considerando que o Brasil é um país imenso e multicultural, e que jamais seria possível fazer algo que realmente o caracterizasse a contento em uma apresentação de 8 minutos, certamente seria possível mostrar, ao menos, uma pequena parte de nosso amplo contexto cultural, mesmo que para isso fosse necessário recorrer aos arquétipos regionais, como por exemplo o frevo ou o baião representando o nordeste, gaúchos com suas vestimentas e danças típicas representando o sul, etc, assim como fizeram com Seu Jorge na interpretação de Wilson Simonal, representando a malandragem carioca… Mostrar-se-ia, assim, ao menos um pouco de cada região ou cultura, revelando aos de fora um mínimo do Brasil que quase ninguém conhece…

    Alguns poderão dizer que as Olimpíadas ocorrerão no Rio e que a ideia, portanto, era representar a cultura carioca, e não a do país como um todo… Mas tal argumento cairia por terra diante de um simples questiomento: o que tem a ver, então, aqueles índios com o Rio de Janeiro?…

    A verdade é que os responsáveis pelo país não tem um mínimo de interesse em mudar a visão que os estrangeiros tem do Brasil. Parecem querer apenas corroborar a visão tosca e estereotipada que possuem de nós lá fora… Lamentável…

  6. Adorei, me lembrou muito a Marisa de alguns anos atrás, mais soprana, utilizava mais o seu dom lírico quando cantava e encantava. Digo que ela continua encantando, mas vou confessar que esse pra mim é o diferencial da Marisa.
    Ouvir a Marisa no seu mais alto poder musical é uma satisfação para qualquer fã.

  7. Linda a apresentação! Tive orgulho de mostrar para todos aqui na Holanda que Brasil nao eh so mulher pelada nas praias de copacabana. Temos talento e muito talento. Beleza, garra e vozes. Que contraste de Marisa e Seu Jorge… linda a combinacao. Estão de parabens e tenho certeza que Rio 2016 vai exaltar nossa cultura e mostrar que temos sim capacidade de alcançar um patamar superior.

  8. “certamente seria possível mostrar, ao menos, uma pequena parte de nosso amplo contexto cultural, mesmo que para isso fosse necessário recorrer aos arquétipos regionais, como por exemplo o frevo ou o baião representando o nordeste”

    Aline, concordo que no bojo as referências culturais foram focadas no Rio, mas – sem rever a apresentação – lembro que pelo menos Pernambuco foi representado pelos “caboclos de lança”.

  9. Assim como muitos brasileiros, não gostei do encerramento brasileiro nas Olímpiadas de Londres, pois, além da grande Marisa Monte, deveríamos ter apostado em figuras conhecidas mundialmente como Tom Jobim (no caso, representado por seu filho). E por que não aproveitamos o momento para relembrar nosso grande Santos Dumont? Fica a dica!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.